EMEF CÓRREGO SÃO PAULO: Feira Cultural da Escola para o Empreendedorismo
Por Charles Manga
Fonte: Lenice Garcia - Diretora da Escola
Acontece nesta sexta-feira (28) em Domingos Martins, na escola Córrego São Paulo, a segunda feira de empreendedorismo da região Serrana do Espírito Santo que é muito conhecida por suas belezas naturais. É crescente nos últimos anos atividades ligada a hotéis, pousadas, turismo de aventura, artesanato e agro turismo, principalmente na região no entorno da Pedra Azul. A fim de que novos empreendimentos e novos projetos sejam criados, torna-se necessário buscar oportunidades e transformar ideias inovadoras em realidade.
Trabalhar a Valorização da economia local e o Empreendedorismo na escola é uma das maneiras mais inovadoras de preparar os jovens para os desafios do mundo adulto, afinal, esse tipo de conhecimento vai muito além de “criar uma empresa”: trata-se de uma jornada de autodescoberta, criatividade e capacitação para buscar oportunidades de tornar ideias em realidade, desenvolvendo a economia local e gerando renda para muitas famílias.
Nesse contexto, o empreendedorismo, está diretamente ligado a comunidade de São Paulo de Aracê e seu entorno, e aos estudantes, pois os mesmo moram no entorno da conhecida “Rota do Lagarto”, um importante circuito turístico da região que se destaca na parte hoteleira, agroturismo, alimentação, artesanato, produtos caseiros entre outros, em que o fluxo de turista/ pessoas é muito grande, principalmente na temporada de inverno.
Lenice explica que, a valorização da economia local e o Empreendedorismo incentivam o estudante na busca de soluções criativas para os problemas e transformar ideias em ações. Ao envolvê-los nesse tipo de projeto, eles aprendem habilidades práticas, como planejamento, gestão financeira e trabalho em equipe. Assim, são estimulados a encontrar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia ou a pensar em novas maneiras de abordar questões existentes.
De acordo com a BNCC, cabe à escola:
“Proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo (criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros), entendido como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à empregabilidade.”
Uma maneira inovadora de introduzir o empreendedorismo na escola é incorporar projetos práticos ao currículo. Esses projetos podem envolver atividades que permitam aos estudantes aprender habilidades práticas, como planejamento, execução e tomada de decisão responsável. Além disso, o professor pode estimular a colaboração, encorajando e trabalhando juntos na concepção e implementação dos projetos.
Essas e outras habilidades desenvolvidas pelo empreendedorismo na escola contribuem para a formação integral do estudante. Isso porque, ao abordar questões sociais e ambientais por meio do empreendedorismo, os estudantes aprendem sobre responsabilidade social e podem se tornar agentes de mudança em suas comunidades, valorizando a economia local.
Então, no dia 29/11/2024, ás 13 horas teremos a alegria de receber vocês para uma imersão na Feira Cultural da Escola para o Empreendedorismo. Teremos barracas de empreendedores que estarão comercializando seus produtos na quadra da escola, como também produtos produzidos pelos estudantes de excelente qualidade. Sem contar que teremos também um show com Luciano Daré, acompanhado por um delicioso pastel e um saboroso churrasquinho. Participem!
Deixe seu Comentário
Parabéns! "A escola não transforma a realidade, mais pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação da sociedade, do mundo e de si mesmos." Paulo Freire